terça-feira, 24 de março de 2009

Linda e charmosa Floripa! Parabéns!

Em 23 de março de 1726, a capital de Santa Catarina era fundada com o nome inicial de Nossa Senhora do Desterro. Florianópolis veio muito tempo depois, com a revolução federalista comandada pelo Marechal Floriano Peixoto, em 1894. Antes disso, em 1823, de vila passou à capital do Estado. Como se vê, são quase 300 anos de histórias para contar sobre esta charmosa cidade, cuja metade fica numa ilha, estando a outra no continente, sendo ambas unidas por 3 pontes: governador Hercílio Luz, governador Colombo Salles e governador Pedro Ivo Campos.

Os índios tupi-guarani foram os primeiros habitantes de Florianópolis. Eles chamavam o local de Ilha de Meiembipe, logo ocupada por portugueses que a transformaram em ponto de abastecimento de água e alimentos para navios que rumavam ao sul no início do século XVI.
Depois, passou a se chamar Ilha de Santa Catarina, batizada pelo navegante Sebastian Caboto em homenagem a sua esposa, Catarina de Medrano. Em 1679, o bandeirante Francisco Dias Velho deu início ao povoamento da pequena Florianópolis que, na época, já se chamava Nossa Senhora do Desterro. Fundou a igreja que hoje é a Catedral da cidade e construiu casas. Mais tarde, 58 anos depois, foi ocupada militarmente, ganhando várias fortalezas que estimularam sua ocupação. Em 1748, lá aportaram portugueses de Açores e da Ilha da Madeira que contribuíram para a formação da cultura local. Com eles, vieram a indústria manufatureira de algodão e linho, além do desenvolvimento agrícola.. Após tornar-se capital do estado de Santa Catarina, Nossa Senhora Desterro viu nascer o desenvolvimento urbano que incluiu a melhoria do porto e a construção de edifícios públicos. Em 1894 mudou o nome para Florianópolis e aderiu ao progresso com a implantação das redes de energia elétrica e instalação de redes de água e esgoto.

O patrimônio mais famoso da ilha é a ponte Hercílio Luz, inaugurada em 13 de maio 1926. Com 819 metros de comprimento, a ponte tem a estrutura em aço e pesa aproximadamente 5.000 toneladas. Considerada o cartão-postal da cidade, a ponte está com o acesso fechado desde 1991 depois de constatadas fissuras em um dos olhais de sustentação. Antes de sua construção, a travessia da ilha para o continente era feita por balsas que não dispunham de segurança e conforto. Com a ponte, na época a única ligação com o outro lado, o tráfego médio era de cerca de 27 mil veículos por dia. Hoje, quem faz a travessia utiliza as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário